Aller au contenu

Como manter correctamente o microscópio?

    Saiba antes de mais que o microscópio deve ser protegido do pó, fungos e outras sujidades. Por esta razão, é necessário efectuar uma limpeza completa de vez em quando, se não depois de cada utilização. Podem surgir problemas quando se utiliza um microscópio, mas a manutenção regular pode ajudar a evitá-los. Como manter correctamente o microscópio? Quer se trate de um problema com a cabeça do microscópio, um problema com a qualidade da imagem, a iluminação ou a luz, há verificações comuns que pode fazer você mesmo.

    Ver os mais vendidos

    Di quali attrezzature avete bisogno per la pulizia della casa? Ad esempio, tamponi di garza, cotton fioc (preferibilmente per i bambini perché più morbidi), carte ottiche (carta sottile o mussola per lenti). Ma anche una lampada, un detergente ottico, un pennello a setole morbide e una lente d’ingrandimento. Esistono detergenti ottici speciali, ma è comunque possibile utilizzare alcol a 90° o una miscela di 1/3 di alcol e 2/3 di etere, a seconda dei casi.


    Limpeza de oculares e objectivos

    As diferentes partes do microscópio requerem uma atenção mais ou menos diferente.

    As superfícies plásticas ou pintadas podem ser limpas com um pano humedecido com detergente. As lentes e oculares, por outro lado, são as mais frágeis e necessitam de limpeza constante. Precisam, portanto, de cuidados e de mais concentração.

    Limpeza do óculo

    Remover primeiro o pó, soprando com o soprador ou lâmpada. A ocular pode ser limpa com uma bola de algodão humedecida com uma solução de limpeza de lentes. Para o fazer, fazer movimentos circulares de dentro para fora, ou seja, do centro para a borda. A seguir, limpar as lentes com papel óptico resistente a riscos.

    Ver os mais vendidos

    Limpeza de Lentes

    Em primeiro lugar, não desmontar os objectivos, mas limpá-los enquanto estes estão presos ao microscópio. Mergulhar o papel com o agente de limpeza e fazer os mesmos movimentos para o interior em direcção ao exterior para limpar. Para objectivos de imersão (x100), nunca se esqueça de limpar o óleo após cada utilização. Em seguida, limpar com papel embebido em detergente. Consoante o tipo de óleo, nem sempre é essencial limpar sempre. Em alguns casos, evitar o contacto do óleo com a pele porque alguns produtos podem conter elementos que são tóxicos para a pele.
    Para lentes secas, limpar apenas com um pano embebido em álcool ou álcool/éter. Evitar o contacto com óleo por imersão sobre estas lentes. Se isto acontecer acidentalmente, baixe a mesa, rode o suporte, limpe a lente manchada e limpe-a com um produto de limpeza óptico. Verificar com uma lupa se há algum defeito na lente.


    Limpeza do tabuleiro, corrediças e lamelas

    Para a bandeja do microscópio, basta limpá-la com uma solução de limpeza e um pano macio ou almofada de algodão, conforme necessário. Deixar secar a bandeja e repetir os passos conforme necessário.

    Para condensadores e lentes auxiliares, é também suficiente limpar com um pano embebido em detergente. Sempre a partir do centro, limpar e depois limpar com uma almofada de algodão ou papel óptico.

    A limpeza do tubo óptico não é efectuada sistematicamente, mas se necessário, utilizar uma bomba de gás neutra (se encontrar uma no equipamento informático) para afastar o pó.

    As lâminas de preparação devem ser limpas antes de fazer as preparações . Para o efeito, limpá-los com álcool sem esfregar de cada lado até se obter uma transparência mais ou menos perfeita. No que diz respeito aos diapositivos, é preferível utilizar um novo diapositivo para cada preparação. Caso contrário, pode reutilizá-los, armazenando-os um pouco de cada vez numa garrafa de água com detergente adicionado. Depois de armazenar um número suficiente de lâminas, estas podem ser limpas e lavadas com água mineral ou álcool. Secar as lamelas em papel absorvente.

    Ver os mais vendidos


    Manutenção de lâmpadas e outros componentes do microscópio

    Se houver problemas com a luz ou iluminação, verificar primeiro alguns pontos, tais como a posição do suporte da lente, o estado da lâmpada ou o cabo de alimentação. Se as lâmpadas ou o fusível estiverem partidos, não podem ser reparados. Por outro lado, estas partes podem ser substituídas tendo em conta as referências do microscópio. Para substituir o bulbo, por exemplo, evite tocar-lhe com os dedos. Em qualquer caso, é preciso ter cuidado com o microscópio, alguns problemas não podem ser resolvidos por si, pelo que é preciso chamar um especialista.

    Em suma, um microscópio precisa de ser mimado se quiser durar muito tempo. Não pode ser eficaz se houver arranhões ou sujidade na ocular ou na lente objectiva. Sabendo que após cada utilização deve sempre limpar o pó e cobrir o microscópio. A verificação da óptica, os parafusos de ajuste e os objectivos podem ser feitos de preferência de três em três meses. A limpeza completa pode ser feita uma vez por ano com uma visita a um especialista para testar os elementos do microscópio.

    O que não deve ser esquecido é que o xileno é um produto a ser evitado quando se limpa um microscópio. Não se deve deixar um microscópio ao sol ou numa área húmida e evitar transportá-lo sem o bloquear o mais possível. Finalmente, manuseie o seu microscópio com cuidado e nunca o desmonte você mesmo.

    Ver os mais vendidos

    Os 3 melhores microscópios